sábado, 24 de outubro de 2009

O que a Biblia representa para nós?

2º Timóteo - 3 - 16 : 17

Se nós eliminarmos a Bíblia, nós eliminaremos toda a mensagem do Cristianismo. Em 1996, o Instituto Barna fez uma pesquisa nos USA e descobriu que 42% dos americanos criam ser a Bíblia a palavra de Deus. Todavia, eles acreditam que a Bíblia é muito difícil de ser entendida e, portanto, são poucos os que lêem este livro.Existe uma disparidade entre aquilo que cremos e como demonstramos a nossa fé.

Aprendamos algumas lições importantes sobre a Bíblia.

1. O que é a Bíblia?

A Bíblia é a nossa autoridade a respeito dos fatos e tópicos da vida cristã. Ela é uma coleção de 66 livros divididos em duas partes (Antigo e Novo Testamentos), escritos por mais de 40 autores num período de 1.500 anos. Ainda assim, contém uma mensagem unificada do plano e do projeto de Deus para a humanidade. O AT começa com Gênesis e termina em Malaquias e o Novo Testamento começa com Mateus e termina no Apocalipse.A história da humanidade começa no jardim do Éden e termina no novo céu e nova terra de Apocalipse.Os 27 livros do NT foram escritos num período de 50 anos e eles tratam do nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo. Temos também o início da igreja cristã e as instruções aos seguidores de Cristo em como se desenvolver a vida cristã.Muitos de nós possuímos diversas versões da Bíblia. 25% dos americanos possuem mais de cinco bíblias.

2. A relevância da Bíblia para Nós.

A Bíblia é relevante em quatro áreas:

Ensino:
Focaliza na Bíblia como sendo a nossa fonte de instruções. Isto significa que abordamos a Bíblia como aprendizes, pois somente quem quer aprender é que pode ser ensinado. Estes ensinos não são somente sobre coisas celestiais, mas principalmente sobre as coisas pertinentes a nossa vida. São relacionados com a doutrinas cristãs que precisamos saber para não errarmos no que diz respeito às coisas de Deus.

Repreensão:
Parece ser uma coisa dura, pesada. Isto simplesmente significa que a Bíblia confronta as nossas idéias erradas sobre a vida. As nossas transgressões. Isto quer dizer que todas temos idéias erradas e distorções sobre Deus, nós mesmos e sobre as coisas que precisam ser mudadas. Por exemplo: Se medirmos o sucesso de alguém pela quantidade de dinheiro que esta pessoa possui, a Bíblia mede o sucesso da pessoa pela sua fidelidade a Deus e assim o meu pensamento é repreendido e eu necessito enquadra-lo segundo o critério de Deus.

Correção (Encaminhar):
É similar a repreensão. Todavia, enquanto repreensão fala da crença, correção está relacionada com o comportamento. Todos nós nos perdemos em nossos caminhos devido ao nosso pecado, as vezes. Andamos em círculo. A Bíblia nos corrige e nos faz voltar ao caminho correto e finalmente seguir para a direção que Deus quer ( veja o exemplo de Jonas no texto anterior).

Instruir na Justiça:
Aqui mostra o papel da Bíblia em nos ajudar a viver uma vida que agrada a Deus. A vida de integridade não acontece naturalmente e por isso precisamos de ajuda para termos integridade, praticarmos o que é justo. A Bíblia nos ajuda a fazer aquilo que por nós mesmos não conseguimos.

Conclusão
A Bíblia comunica a voz de Deus a nós, por isso, ela é o nosso padrão para a vida. Ela transforma as nossas vidas, torna pessoas fracas em fortes.Ela nos torna perfeitos (capaz, eficiente, completo) e nos capacita com habilidades para realizarmos a nossa missão de pregar o evangelho neste mundo.
Deus abençoe sua vida.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Está Você no Centro da Vontade de Deus?

Jonas 1.1-12 e 4.1-3

Jonas pensou que poderia fugir da presença de Deus. Ele achou que os planos de Deus para sua vida não eram os melhores. Você conhece a história de Jonas. Ele desobedece ao Senhor quando Ele o manda ir para a cidade de Níneve para levar a mensagem de Deus. Ele tenta fugir para a cidade de Tarsis. Não consegue. Uma tempestade quase afunda o barco em que estava e, jogado para fora, ele é engolido por um grande peixe e vomitado na praia. Ele então vai a Níneve e prega sobre o pecado da cidade a qual se arrepende. Jonas nos dá muito material para descobrirmos o que acontece com quem não está no centro da vontade de Deus. Quando alguém não esta no centro da vontade de Deus.

1. Acha que pode fugir da presença d'Ele (Jonas 1.1-3) Jonas tentou fugir. Não deu certo. E você, também pensa que pode fugir? Algumas pessoas acham que pelo fato de não estarem na igreja, não estarem no rol de membros da igreja, que elas podem pecar porque Deus não irá "pegar no pé" delas. Estão enganadas. É melhor parar de brincar de esconde-esconde com Deus antes que seja tarde. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus.
2. Começa a descer e descer espiritualmente. (Jonas 1.3-7-17) É interessante o que acontece com Jonas. Ele desce de Jerusalém para a cidade costeira de Jope; paga sua passagem e desce para dentro barco; desce para o porão do barco; e dalí ele desce para o fundo do mar dentro do estômago do grande peixe que o engoliu. Essas constantes descidas nos lembram das constantes descidas espirituais que uma pessoa que não está no centro da vontade de Deus experimenta em sua vida. Não espere você chegar ao fundo do poço para então descobrir que seria melhor ter prestado atenção à vontade de Deus. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus.
3. Começa a dormir um profundo sono espiritual. (Jonas 1.5-7) É curioso o que acontece com Jonas quando ele desce para o porão do navio. Ele começa a dormir. Apesar do barco estar se partindo e toda a correria, ele consegue dormir. Mas não é o "sono dos justos", é um sono anestésico da consciência. Muitas pessoas que fogem de Deus e da sua vontade, fazem exatamente isso: caem em sono espiritual. Quando alguém não está no centro da vontade de Deus.
4. Perde a noção do alcance da sua desobediência. (Jonas 1.10-12) O fato de Jonas conseguir dormir em meio ao caos que se abatia sobre o barco, mostra que ele não tinha noção do alcance da sua desobediência. Agora várias vidas estavam em perigo por causa de Jonas. Você também precisa se lembrar que a sua desobediência a Deus vai causar danos às pessoas que o cercam. Não existe o chamado "pecado particular". Todos os pecados irão atingir outras pessoas. Quando alguém não está no centro da vontade de DEUS...
5. Não sente a alegria das vitórias espirituais. (Jonas 4. 1-3) Jonas era um cara esquisito! E a esquisitice dele era devido à sua fuga da vontade de Deus. Quando ele vai até Nínive e prega aquela mensagem com uma tremenda má vontade, mesmo assim, Deus o usa e a cidade toda se arrepende. Isso é um consolo para nós. É Deus que opera nas mensagem, mesmo que o pregador seja um pecador e que esteja fazendo as coisas de má vontade. Jonas vê que sua mensagem dá resultado, que o povo se arrepende, e não fica feliz. è a cegueira espiritual de quem está fugindo de Deus. Quando você vê todas as pessoas alegres com as vitórias espirituais, e tem aquele que só sabe ver o lado negativo das pessoas e das coisas, pode ter certeza, ele não está no centro da vontade de Deus.
Que você e eu não sejamos assim!
Hoje... esteja disposto para se colocar no centro da vontade de Deus para a sua vida!