Se nós eliminarmos a Bíblia, nós eliminaremos toda a mensagem do Cristianismo. Em 1996, o Instituto Barna fez uma pesquisa nos USA e descobriu que 42% dos americanos criam ser a Bíblia a palavra de Deus. Todavia, eles acreditam que a Bíblia é muito difícil de ser entendida e, portanto, são poucos os que lêem este livro.Existe uma disparidade entre aquilo que cremos e como demonstramos a nossa fé.
Aprendamos algumas lições importantes sobre a Bíblia.
1. O que é a Bíblia?
A Bíblia é a nossa autoridade a respeito dos fatos e tópicos da vida cristã. Ela é uma coleção de 66 livros divididos em duas partes (Antigo e Novo Testamentos), escritos por mais de 40 autores num período de 1.500 anos. Ainda assim, contém uma mensagem unificada do plano e do projeto de Deus para a humanidade. O AT começa com Gênesis e termina em Malaquias e o Novo Testamento começa com Mateus e termina no Apocalipse.A história da humanidade começa no jardim do Éden e termina no novo céu e nova terra de Apocalipse.Os 27 livros do NT foram escritos num período de 50 anos e eles tratam do nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo. Temos também o início da igreja cristã e as instruções aos seguidores de Cristo em como se desenvolver a vida cristã.Muitos de nós possuímos diversas versões da Bíblia. 25% dos americanos possuem mais de cinco bíblias.
A Bíblia é relevante em quatro áreas:
Ensino:
Focaliza na Bíblia como sendo a nossa fonte de instruções. Isto significa que abordamos a Bíblia como aprendizes, pois somente quem quer aprender é que pode ser ensinado. Estes ensinos não são somente sobre coisas celestiais, mas principalmente sobre as coisas pertinentes a nossa vida. São relacionados com a doutrinas cristãs que precisamos saber para não errarmos no que diz respeito às coisas de Deus.
Repreensão:
Correção (Encaminhar):
Instruir na Justiça:
Conclusão